Isso mesmo.. interessante que você deve pensar.. como um computador pode ser racista?
Eu também fiz a mesma pergunta quando eu vi isso mas na verdade o vídeo (que provavelmente é um fake) mostra que o dispositivo de reconhecimento facial na câmera do computador da HP não consegue reconhecer o rosto do nosso amigo afro-descendente enquanto a colega dele é reconhecida rapidamente.
Bom.. verdade ou não (e processos judiciais a parte) parece que o vídeo causou tanta repercussão que a própria HP lançou em seu Blog estadunidense de Costumer Feedback uma explicação sobre o ocorrido:
"Nós estamos trabalhando com nossos parceiros para aprender cada vez mais. A tecnologia que nós utilizamos é construida através de algorítimos que medem a diferença na intensidade do contraste entre os olhos, bochecha e o nariz. Nós acreditamos que a câmera talvez tenha tido dificuldades em "ver" o contraste em condições onde havia luz insufisciente no ambiente."
1 comentários:
Bem... nada é perfeito, ainda mais com tecnologias recentes como a de detecção de rostos, se não me engano já vi algo parecido com o pessoal do Orkut: era uma foto com cinco pessoas: quatro de pele branca e uma negra, e foi detectado apenas os quatro brancos.
Mas ainda não deixa de ser lamentável que na fase de testes do tal produto ninguém ter tido a idéia de testar em pessoas negras...
Postar um comentário