terça-feira, 29 de dezembro de 2009

10 dicas para aumentar a velocidade do Windows 7

Com o inicio da migração dos pcs do Windows Vista (e do XP) para o novo Windows 7 eu separei hoje 10 dicas para você aumentar o desempenho da sua máquina! Lá vamos nós!

1. Tenha a configuração mínima requisitada;
Para rodar o Windows 7 você têm que ter pelomenos:

1) Processador de 1GHz (tanto para sistemas de 32 ou 64 bits)
2) 1GB de memória RAM
3) 16GB de espaço em seu HD
4) Placa de vídeo com suporte ao DX9 com (no mínimo) 128MB de memória
5) Um drive de DVD

2. Desabilite programas de inicialização;
Quanto mais programas você utilizar, mais tempo a sua máquina gasta para carregá-los e, consequentemente, mais tempo para iniciar. O que você deve fazer é ir em iniciar, digitar na barra de pesquisa msconfig e entrar no programa:



Lá você vai achar na barra Inicialização de programas você vai achar os programas que iniciam com o seu pc, ai é só remover os que você não quiser, aplicar e reiniciar o pc!

3. Desabilite o AERO (efeitos);
O Windows Aero é o que deixa o 7even com os detalhes: janelas trasparentes e dinâmicas, minimizar e maximizar com efeitos, barra de iniciar com caixas e efeitos de transição, maior dpi, dentre outros. Tudo isso ocupa uma memória considerável do pc (se você não tiver o bastante). Para desabilitá-lo clique com o botão direito no computador > propriedades > configurações avançadas de sistema > avançado > na aba desempenho clique em configurações e depois selecione ajustar para obter melhor desempenho.







4. Desligue os sons doWindows;
Simplesmente digite na barra de pesquisa do iniciar mmsys.cpl para acessar o menu de sons do Windows, selecione a aba Sons e no esquema de sons selecione nenhum som.


5. Aumente a velocidade no BOOT (somente pra quem tem 2 núcleos no processador);
O Windows seleciona somente 1 núcleo para inicializar. Você pode melhorar isso indo novamente no msconfig mas dessa vez na barra inicialização do sistema.



Primeiramente se você só usa 1 sistema operacional (não tem dual-boot) você pode marcar na caixa tempo limite como 3 segundos e marcar Nenhum GUI na inicialização, depois, vá em opções avançadas, selecione a caixa Número de processadores e coloque 2. Aplique as mudanças e reinicie!


6. Desabilite o Tema AERO;
Para isso, clique com o botão direito na área de trabalho, vá em personalizar > cor da janela e tire Habilitar transparência!

7. Desabilite o indexador de pesquisas;
Se você não usa muito o sistema de pesquisa do Windows você pode desabilitar o indexador das pesquisas, um recurso que as torma mais rápidas! Para isso clique com o botão direito no Computador e vá em gerenciar > Serviços e aplicativos > Serviços e encontre na lista o Windows Search (no final) clique com o botão direito e vá em propriedades. Na aba geral selecione o tipo de inicialização como desativado e pronto, é só aplicar!





8. Desabilite o Password no login do Windows;
Se você é a única pessoa que utilia seu computador é uma boa dica retirar a senha de login do Windows, assim você economiza alguns segundos na inicialização! Para isso vá em iniciar
clique na sua foto de usuário e selecione a opção de troca de senha!


9. Desligue sua proteção de tela e tire seu Wallpaper;
Se está faltando muita memória no seu computador, retirar ambos vai ajudar a melhorar um pouco a velocidade, é só você clicar com o botão direito na área de trabalho > personalizar e remover o plano de fundo e selecionar nenhuma proteção de tela!

10. Atualize seu Hardware.
Muitas vezes essa é a única solução. A cada dia os programas exigem mais de sua máquina e atualizar a memória RAM ou o processador fazem toda a diferença no final das contas. Dependendo de como você utiliza o seu computador você pode aumentar também a placa de vídeo e o HD!


Fiquem ligados para mais dicas!


4 comentários:

Jonas Alves disse...

muito uteis ja aplicado depois digo se funcionou!
abss
otimo blog

Leandro disse...

valeu pelas dicas, e eu curto bastante design :D

Um pequeno mundo - (Novo site de tirinhas)
Job, Lob e sua turma espera sua visita!
http://tirinhaspequenomundo.blogspot.com/
Twitter: @umpequenomundo
abraços!

Pobre esponja disse...

Nossa, muito bom. Quem sabe um dia eu tenha um desse...

abç
Pobre esponja

Pobre esponja disse...

Perdão, comentei no errado na outra.
Cara, favoritei seub blog. Ao mesmo tempo que consigo fazer coisas mais complecxas (para mim), às vezes me atrapalho no básico!

abç
Pobre esponja

Postar um comentário

BlogBlogs